Busca avançada
Ano de início
Entree

Escores do inventario de depressao de beck em amostras de adolescentes.

Processo: 98/06857-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1999
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Clarice Gorenstein
Beneficiário:Elaine de Souza Zanolo Manara
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Análise fatorial

Resumo

As propriedades psicométricas da versão em português do inventário de depressão de Beck (BDI) foram estudadas em amostras de estudantes universitários e pacientes com pânico e depressão. Os achados corroboraram a validade e a consistência interna da versão em português, bem como a utilidade do BDI em populações não clínicas como uma medida de aspectos específicos de depressão. O objetivo do presente estudo é o de avaliar os escores do BDI em adolescentes, considerando a interferência de variáveis demográficas e estudar as propriedades psicométricas do BDI, tais como, consistência interna, análise fatorial e análise discriminante. A escala será aplicada a estudantes entre 13 e 17 anos de idade, da t série do 1º grau até a 2ª série do 2º grau. O BDI será aplicado em escolas de diferentes regiões de São Paulo, públicas e privadas e, em diferentes períodos: diurno e noturno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GORENSTEIN, CLARICE; ANDRADE, LAURA; ZANOLO, ELAINE; ARTES, RINALDO. Expression of Depressive Symptoms in a Nonclinical Brazilian Adolescent Sample. CANADIAN JOURNAL OF PSYCHIATRY-REVUE CANADIENNE DE PSYCHIATRIE, v. 50, n. 3, p. 129-136, MAR 2005. Citações Web of Science: 20.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.