Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade genetica em progenies de "eucalyptus grandis hill ex maiden" para resistencia a ferrugem por meio de parametros geneticos quantitativos e moleculares.

Processo: 02/06713-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Edson Seizo Mori
Beneficiário:Gustavo Henrique Bertoncini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Parâmetros genéticos   Repetições de microssatélites   Puccinia psidii   Marcador molecular

Resumo

A ferrugem do eucalipto (Puccinia psidii) é uma doença fúngica que foi descrita pela primeira vez no Brasil em 1944. Esta doença apresenta grande habilidade em enfrentar condições ambientais adversas, causando significativos prejuízos a plantios comerciais de eucalipto. O método de controle mais eficiente é o plantio de populações de Eucalyptus resistente à doença. O trabalho tem como objetivo estimar os parâmetros genéticos da característica resistência à ferrugem em populações de Eucalyptus grandis, e através de marcadores moleculares microssatélites, ajustar as fórmulas dos parâmetros genéticos quantitativos estimados a partir de um teste de progênies. O experimento será baseado em um teste em blocos casualisados com 25 progênies dispostas em parcelas retangulares com 24 plantas e 4 repetições. As notas atribuídas as plantas serão de acordo com a severidade de ataque da doença, sendo posteriormente transformadas de modo a gerar uma distribuição normal dos dados. A estimativa da variabilidade genética será realizada usando o programa computacional GENES e a marcação molecular será por microssatélites. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)