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"design" gráfico e linguagem publicitária

Processo: 99/09900-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Ane Shyrlei Araújo
Beneficiário:Daniel Augusto Oshiro
Instituição-sede: Faculdade de Comunicação e Filosofia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Acesso à informação   Propaganda

Resumo

A pesquisa visa demonstrar a crescente influência exercida pelo DESIGN GRÁFICO na comunicação persuasiva da publicidade, para tal seleciona marcos históricos do design gráfico publicitário, identificando modelos perceptivos de leitura visual, em suportes de maior veiculação, quais sejam embalagens, identidades corporativas de produtos e demais mensagens publicitárias. Considera-se também a relevância da força visual de ícones gráficos de grande e contínua exposição, seja na mídia ou na cidade (outdoors, backlights, painéis e similares) construtores de padrões perceptivos de associações, configurando uma cultura gráfica. Finalmente, há o intuito de levantar os efeitos deste fenômeno, no cotidiano dos usuários, sobretudo em suas necessidades de acesso à informação. (AU)

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