Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de pró-fármaco dirigido cefalosporina-nitrofural beta-lactamase dependente, potencialmente anti-chagásico

Processo: 01/06290-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2001
Vigência (Término): 31 de agosto de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Chung Man Chin
Beneficiário:Marcus Vinicius Fumagali
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Pró-fármacos   Tripanossomicidas   Nitrofurazona   Cefalosporinas   beta-Lactamases   Terapia dirigida por anticorpo-enzima-pró-fármaco (ADEPT)

Resumo

Doença de Chagas se apresenta como um dos mais sérios problemas médicos sanitários da América Latina, com 16 a 18 milhões de infectados por T. cruzi. Para enfrentar este problema, do ponto de vista terapêutico, apenas dois fármacos são disponíveis: benznidazol e nifurtimox, ativos somente na fase aguda. Para introdução de novos fármacos, o processo de latenciação merece destaque entre os processos de modificação molecular. Neste sentido, foi sintetizado em nossos laboratórios o pró-fármaco hidroxinitrofural, produto de latenciação do nitrofural, inibidor da tripanotiana redutase, enzima chave no metabolismo antioxidativo do T. cruzi. O nitrofural é tóxico quando administrado por via oral enquanto que o derivado hidroximetilado apresentou-se mais ativo como antibacteriano e antichagásico com atividade mutagênica 300 a 400% inferior ao produto matriz. Recentemente, o sistema ADEPT (antibody direct enzimatic prodrug therapy) aparece como uma alternativa para o uso de fármacos seletivos. O sistema consiste em terapia estratégica em duas etapas: na primeira há administração de um conjugado anticorpo-enzima e na segunda, a administração do pró-fármaco que sofrerá ação de enzima acoplada ao anticorpo. Com base neste dados, este trabalho visa estudar a primeira etapa do estudo de ADEPT com atividade antichagásica: a obtenção do pró-fármaco dirigido derivado de cefalosporina-nitrofural. (AU)