Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da composição e mineralogia do material particulado atmosférico da cidade de São Paulo, coletado durante o inverno de 2006

Processo: 06/57076-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Marly Babinski
Beneficiário:Andre Tofanelli Henrique
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aerossóis   Poluição atmosférica   Material particulado   Difração por raios X   Mineralogia   São Paulo (SP)

Resumo

Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar a composição dos aerossóis da cidade de São Paulo e compará-la com composições de uma área remota, mais isenta possível de poluentes para caracterizar o sistema background da região, e de uma região de extrema atividade industrial (Cubatão/Vila Parisi). A pesquisa envolverá uma campanha de inverno para coleta de partículas finas (PM2,5) e grossas (PM10-2,5), em períodos de 12 horas, durante 15 dias, simultaneamente nas três estações. O projeto investigará tanto a composição elementar do material particulado, determinado pela técnica de Emissão de Raios-X por Indução de Partículas (PIXE), quanto a composição mineralógica, utilizando a técnica de Difratometria de Raios-X. A pesquisa está vinculada ao projeto de pós-doutorado de Simone Gioia (Proc. No 04/09879-6) e ao Auxílio à Pesquisa (Proc. No 04/15277-9), intitulados "Estudo da composição dos aerossóis e da assinatura isotópica de Pb como traçador das fontes de poluição atmosférica na cidade de São Paulo", financiados pela FAPESP. (AU)