Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação estrutural e funcional do sistema nervoso central através da ressonância magnética no lúpus eritematoso sistêmico

Processo: 06/50260-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lilian Tereza Lavras Costallat
Beneficiário:Simone Appenzeller
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética   Textura   Sistema nervoso central   Lúpus eritematoso sistêmico

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença multissistêmica caracterizada por períodos de atividade e remissão. O comprometimento do sistema nervoso central é freqüente, mas muitas vezes se observa uma dissociação entre a clínica e os achados em neuroimagem e a avaliação clínica por testes neuropsicológicos pode ser eficiente como exame complementar ao diagnóstico. Os métodos de neuroimagem são utilizados para determinar tanto a presença de alterações estruturais como de funcionais com o objetivo de identificar mecanismos fisiopatológicos que possam estar associados à presença de manifestações do SNC no LES. Nos exames de ressonância nuclear magnética em pacientes com LES tem se observado uma variedade de alterações como atrofia e lesões em substância branca e cinzenta. O presente estudo tem como objetivo analisar alterações de difusão e de textura em ressonância magnética de pacientes com LES e correlacionar estes achados com manifestações clínicas, laboratoriais e de tratamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APPENZELLER, SIMONE; CENDES, FERNANDO; COSTALLAT, LILIAN T. L. Cognitive Impairment and Employment Status in Systemic Lupus Erythematosus: A Prospective Longitudinal Study. ARTHRITIS AND RHEUMATISM, v. 61, n. 5, p. 680-687, MAY 15 2009. Citações Web of Science: 41.
APPENZELLER, SIMONE; FARIA, ANDREA VASCONCELOS; LI, LI MIN; COSTALLAT, LILIAN T. L.; CENDES, FERNANDO. Quantitative Magnetic Resonance Imaging Analyses and Clinical Significance of Hyperintense White Matter Lesions in Systemic Lupus Erythematosus Patients. ANNALS OF NEUROLOGY, v. 64, n. 6, p. 635-643, DEC 2008. Citações Web of Science: 70.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.