Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia e biogeografia de Anemopaegma Mart. ex Meisn. (Bignoniaceae)

Processo: 09/52161-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Lúcia Garcez Lohmann
Beneficiário:Maria Fernanda Aguiar Calió
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50260-6 - Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa, AP.BTA.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/10262-2 - Biogeografia e diversificação de Anemopaegma (Bignoniaceae), BE.EP.PD
Assunto(s):Biogeografia   Filogenia   Bignoniaceae

Resumo

A tribo Bignonieae inclui todas as lianas neotropicais da família Bignoniaceae (360 espécies e 21 gêneros) e constitui o grupo mais abundante e diverso de lianas nos Neotrópicos. Este projeto propõe o estudo do gênero Anemopaegma Mart. ex Meisn., o terceiro em número de espécies, visando a reconstrução da filogenia do grupo utilizando caracteres moleculares e a realização de estudo da história biogeográfica do gênero. Anemopaegma compreende principalmente espécies de arbustos e lianas endêmicos a regiões de solos oligotróficos (escassos em nutrientes minerais) na América do Sul tropical. A distribuição das espécies segue o padrão de distribuição fragmentada dos solos, de maneira a formar "ilhas," as quais, são interessantes para estudos biogeográficos, pois permitem o teste de hipóteses específicas sobre a origem e diversificação nessas comunidades vegetais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOPEL, MATS; ZIZKA, ALEXANDER; CALIO, MARIA FERNANDA; SCHARN, RUUD; SILVESTRO, DANIELE; ANTONELLI, ALEXANDRE. SpeciesGeoCoder: Fast Categorization of Species Occurrences for Analyses of Biodiversity, Biogeography, Ecology, and Evolution. Systematic Biology, v. 66, n. 2, SI, p. 145-151, MAR 2017. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.