Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização citogenética de algumas espécies de Hypostomus (Pisces, Siluriformes) das bacias dos rios São Francisco e Alto Paraná.

Processo: 09/02228-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Orlando Moreira Filho
Beneficiário:Josiane Baccarin Traldi
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Marcadores genéticos   Loricariidae

Resumo

Siluriformes corresponde ao grupo com maior número de espécies entre os clados pertencentes aos Ostariophysi, possuindo 3.093 espécies, dentre as quais 117 pertencem a Hypostomus. Com 80 espécies descritas para rios brasileiros, este é o gênero de cascudos dominante no Brasil. De acordo com dados disponíveis na literatura, o número diplóide neste grupo varia de 2n = 54 em Hypostomus plecostomus a 2n = 84 em Hypostomus sp. 2. Este gênero apresenta uma ampla diversidade morfológica quanto ao padrão de coloração, dificultando a identificação de suas espécies, principalmente as que apresentam ampla distribuição geográfica. Devido a essa complexidade taxonômica, alguns marcadores cromossômicos podem auxiliar na caracterização, identificação e comparação de diferentes espécies, deste gênero. Desta forma, este trabalho tem por objetivo caracterizar, através de técnicas de citogenética clássica (coloração convencional com Giemsa, bandamento C e impregnação por nitrato de Prata - Ag-NOR) e moleculares (hibridação fluorescente in situ com sondas de rDNA 18S e 5S), algumas espécies de Hypostomus das bacias dos rios São Francisco e Alto Paraná, auxiliando desta forma, no entendimento de questões de ordem citotaxonômica, assim como em uma melhor compreensão da evolução cariotípica de algumas espécies deste gênero.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)