Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de agentes ativos de plantas no cultivo de células de inseto selvagens e geneticamente modificadas

Processo: 05/04496-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2006
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Angela Maria Moraes
Beneficiário:Oselys Rodriguez Justo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lipossomos   Extração supercrítica   Apoptose   Proteínas virais

Resumo

O presente trabalho visa estudar o potencial de agentes ativos de plantas, como o alecrim e o gengibre com demonstradas propriedades anti-oxidantes, no cultivo de células de inseto selvagens e geneticamente modificadas para a produção de componentes de vacinas. Serão utilizadas células embrionárias do díptero Drosophila melanogaster Schneider 2 (S2), empregadas na atualidade com sucesso na expressão de vários produtos, como o antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HbsAg), proteínas do vírus da imunodeficiência humana (HIV), a dopamina, o ácido butírico gama-amino (GABA), receptores opióides e plasminogênio humano. As células usadas serão especificamente a linhagem selvagem e a transfectada empregada na produção da glicoproteína G do vírus da raiva e do antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HbsAg). O sistema de expressão deste tipo de células mostra-se capaz de realizar modificações pós-tradução na complexidade final requerida, com maior facilidade de cultura que as células de mamíferos e menores custos envolvidos. No presente estudo propõe-se a avaliação do potencial dos extratos obtidos de alecrim e de gengibre por tecnologia supercrítica e veiculados através de uma dispersão em lipossomas no metabolismo, crescimento, produtividade celular e na produção das proteínas de interesse. Dentre as destacadas propriedades dos extratos em foco, espera-se verificar sua atuação no comportamento de apoptose celular, atrasando o processo e, conseqüentemente, aumentando a produtividade global do sistema.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUSTO, OSELYS RODRIGUEZ; SIMIONI, PATRICIA UCELLI; GABRIEL, DIRCE LIMA; DA SILVA CUNHA TAMASHIRO, WIRLA MARIA; VIEIRA ROSA, PAULO DE TARSO; MORAES, ANGELA MARIA. Evaluation of in vitro anti-inflammatory effects of crude ginger and rosemary extracts obtained through supercritical CO2 extraction on macrophage and tumor cell line: the influence of vehicle type. BMC COMPLEMENTARY AND ALTERNATIVE MEDICINE, v. 15, OCT 29 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.