Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotossensibilização de Candida Albicans por radiação laser de baixa intensidade

Processo: 06/54896-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Rodrigo Cembranelli de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Azul de metileno   Laser de baixa intensidade   Terapia fotodinâmica   Candidose   Terapia a laser de baixa intensidade   Candida albicans

Resumo

A proposta deste trabalho será avaliar os efeitos da fotossensibilização do azul de metileno e azul de toluidina por laser de baixa potência nas densidades de energia de 6, 10 e 15J/cm2 na viabilidade de Candida albicans. Será preparada suspensão de C. albicans contendo 106 células viáveis/ml através de contagem em espectrofotômetro. Dessa suspensão serão obtidas 240 amostras, divididas em seis grupos: azul de metileno com laser em densidades de energia de 6, 10 e 15J/cm2 e azul de toluidina com laser em densidades de energia de 6, 10 e 15J/cm2. Em cada grupo, 10 amostras serão irradiadas com laser na presença de fotossensibilizador (Grupo L+ F+), 10 serão apenas irradiadas com laser (Grupo L+ F-), 10 somente tratadas com fotossensibilizador (Grupo L- F+) e 10 amostras não receberão laser e/ou fotossensibilizador (grupo L- F-). Serão utilizados fotossensibilizadores (azul de metileno ou azul de toluidina) na concentração de 1mg/mL e laser de Arseneto de Gálio Alumínio com comprimento de onda de 660nm e potência de 35mW. A partir de cada amostra, serão realizadas diluições seriadas de 10-2 e 10-3 e alíquotas de 0,1 ml de cada diluição serão semeadas em duplicata em placas contendo agar Sabouraud dextrose. Após incubação a 37°C por 48 horas, será feita a contagem de unidades formadora de colônias (UFC/ml) e os dados serão submetidos à análise de variância e teste de Tuckey (p<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, RODRIGO C.; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS; ROSSONI, RODNEI D.; PEREIRA, CRISTIANE A.; MUNIN, EGBERTO; JORGE, ANTONIO O. C. Comparison of the photodynamic fungicidal efficacy of methylene blue, toluidine blue, malachite green and low-power laser irradiation alone against Candida albicans. Lasers in Medical Science, v. 25, n. 3, p. 385-389, MAY 2010. Citações Web of Science: 89.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.