Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do biofilme, do ph e da fadiga sobre o crescimento subcritico de trincas e microestrutura de ceramicas odontologicas

Processo: 09/50030-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Renata Marques de Melo Marinho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga   Biofilmes

Resumo

O objetivo desse trabalho será estudar as alterações micro estruturais e a tolerância a propagação de trincas e resistência de cerâmicas odontológicas. Serão analisados a influência dos fatores biológicos como a presença de biofilme com seus metabólitos e saliva, a influência do pH após o gotejamento de diferentes soluções sobre o material coberto com biofilme e o efeito da fadiga dinâmica após ensaio de resistência flexural biaxial. Cento e vinte discos cerâmicos (15 mm de diâmetro e 1,3 mm de espessura) serão feitos para cada uma de duas cerâmicas de recobrimento (Vita VM7 e VM 13, Vita Zahnfabrik, Bad Sackingen, Alemanha) e serão alocados em grupos de estudo in situ e in vivo. Para o trabalho in situ e in vitro, as amostras receberão uma indentação que servirá como pré-trinca. No estudo in situ, os discos serão colados a dispositivos palatinos que serão usado por 10 voluntários durante 15d. Os voluntários também gotejarão três tipos de soluções (água destilada, sacarose 20% e suco de laranja) sobre a superfície dos discos, no intuito de se observar os efeitos da alteração do pH sobre a amostra com biofilme. O pH do biofilme será mensurado com microssensor no segundo e décimo quarto dia de utilização do aparelho. O estudo in vitro será feito imergindo os discos em cultura de S. mutans por 14 d e depois em solução remineralizante, por mais 14 d. Amostras não-indentadas serão submetidas ao ensaio de flexão biaxial (0,5 mm/min, 100 MPa/s) em óleo mineral para determinação da resistência inicial. As amostras restantes também serão submetidas ao mesmo ensaio, sob quatro condições de carregamento (0,1; 1; 10 e 100 MPa/s) a fim de se determinar os parâmetros de crescimento sub-crítico da trinca (n=coeficiente de susceptibilidade ao crescimento sub-crítico e o0= parâmetro escalar). A análise microestrutural será feita com auxílio de Microscopia Eletrônica de Varredura e Espectroscopia Dispersiva de raios-X. Os resultados de resistência inicial serão analisados com estatística de Weibull para determinação do módulo de Weibull, m. Outros testes (Anova, Tukey, α =5%) serão utilizados para se comparar as resistências e alterações microestruturais (dureza, rugosidade) das cerâmicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELO, RENATA M.; PEREIRA, CRISTIANE; RAMOS, NATHALIA C.; FEITOSA, FERNANDA A.; DAL PIVA, AMANDA M. O.; TRIBST, JOAO PAULO M.; OEZCAN, MUTLU; JORGE, ANTONIO O. C. Effect of pH variation on the subcritical crack growth parameters of glassy matrix ceramics. International Journal of Applied Ceramic Technology, v. 16, n. 6, p. 2449-2456, NOV 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.