Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos dos inseticidas Malation e Fipronil sobre a viabilidade e regeneração de Girardia tigrina (Platyhelminthes, Tricladida)

Processo: 06/07201-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Davi Butturi Gomes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia   Toxicidade   Inseticidas   Malation   Indicadores biológicos   Planárias

Resumo

O uso de produtos químicos para o controle de insetos e de plantas daninhas prejudiciais às plantações contribuiu muito para o aumento da eficiência agrícola durante o século passado. Entretanto, a dificuldade na eliminação desses tóxicos do meio ambiente faz com que diversos outros organismos não-alvos fiquem expostos às substâncias que causam, dentre outros efeitos, a morte de toda uma população ou grande parte dela. Dentre os outros efeitos, é possível também observar falhas nas estratégias reprodutivas dos organismos expostos, comprometendo as gerações subseqüentes. As planárias são platelmintos turbelários, cujo principal tipo de reprodução é o assexuado com conseqüente formação de blastemas regenerativos. Esses turbelários podem constituir bons organismos-teste para testes de toxicidade e para avaliação de alguns efeitos sub-letais, caracterizando-os como bons bioindicadores ambientais. Neste trabalho serão realizados testes de toxicidade e avaliação dos efeitos letais e sub-letais dos inseticidas Malation e Fipronil e de uma substância comprovadamente tóxica, o Metil-metano-sulfonato, sobre o sistema teste de Girardia tigrina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)