Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso dè técnicas dè bandeamento cromossômico Èm Allium cepa cómo metodologia dè investigação mutagenicidade

Processo: 05/01369-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Dânia Elisa Christofoletti Mazzeo Morales
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Genotoxicidade   Allium cepa   Testes de mutagenicidade

Resumo

A mutagenicidade é um efeito tóxico que danifica, especificamente, o material genético da célula, causando uma mudança no DNA e podendo ser expressa também nos cromossomos. Muitas substâncias químicas, que são encontradas em alimentos, em drogas farmacêuticas, em defensivos agrícolas e em complexos de efluentes domésticos e industriais, podem causar mudanças prejudiciais herdáveis no material genético, sem que se expressem de imediato. Testes biológicos de mutagenicidade e genotoxicidade são indispensáveis para a avaliação das reações dos organismos vivos à poluição ambiental. A maioria dos testes para detectar substâncias com potencialidade mutagênicas e genotóxicas baseia-se na investigação de danos cromossômicos. Técnicas de bandeamentos cromossômicos possibilitam uma análise mais detalhada da organização estrutural dos cromossomos do que as técnicas convencionais de coloração. Vegetais superiores, dentre eles o Allium cepa, constituem um importante material para teste das alterações genéticas provocadas por poluentes ambientais e são, atualmente, reconhecidos como excelentes indicadores da presença de substâncias químicas ambientais. Sementes de Allium cepa serão submetidas à germinação na concentração de 0,84 ppm do herbicida trifluralina, concentração esta considerada genotóxica, e em águas coletadas em dois pontos do Ribeirão Claro, sendo um deles na proximidade de emissário de esgoto doméstico e outro em uma represa margeada com remanescente de mata. Este trabalho pretende avaliar a eficiência das metodologias de bandeamento cromossômico na detecção de danos induzidos por agentes tóxicos, presentes em esgoto doméstico e pela trifluralina, em células meristemáticas de Allium cepa, submetidas a esses contaminantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHRISTOFOLETTI MAZZEO, DANIA ELISA; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Genotoxicity evaluation of environmental pollutants using analysis of nucleolar alterations. Environmental Science and Pollution Research, v. 22, n. 13, p. 9796-9806, JUL 2015. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.