Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial genotóxico e mutagênico de amostras de lodos provenientes de estações de tratamento de esgoto de grandes centros urbanos do Estado de São Paulo, pela metodologia de aberrações..

Processo: 06/53552-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2006
Vigência (Término): 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Marin Morales
Beneficiário:Renata Caritá
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade   Allium cepa   Genotoxicidade   Testes de mutagenicidade

Resumo

Existem inúmeras substâncias químicas presentes em alimentos, defensivos agrícolas, complexos de efluentes domésticos e industriais que podem causar sérios prejuízos herdáveis no material genético, sem que se expressem de imediato. Testes biológicos de toxicidade e genotoxicidade são indispensáveis para a avaliação das reações dos organismos vivos à poluição ambiental, sendo muitas delas baseadas em Investigação de alterações cromossômicas em organismos teste. A utilização de bloensaios é de extrema Importância em estudos de monitoramento ambiental, podendo os resultados ser extrapolados para a espécie humana, principalmente quanto â mutagenicidade e/ou carcinogenicidade. Vegetais superiores constituem um importante material para teste genético de monitoramento de poluentes ambientais e dentre eles a espécie Allium cepa tem se mostrado bastante eficiente para este fim. Sementes de Allium cepa serão submetidas à germinação em diversas concentrações de solubilizados de Iodos provenientes de Estações de Tratamento de Esgoto de cinco zonas metropolitanas do Estado de São Paulo. Este trabalho pretende avaliar o potencial de indução de instabilidades celulares e cromossômicas de agentes tóxicos presentes no lodo de esgoto, por meio da avaliação realizada com células meristemáticas de Allium cepa. Estes resultados poderão estimar os possíveis efeitos da aplicação do lodo na agricultura e dar subsídios para a possibilidade de uma alternativa sustentável de descarte deste resíduo, que não cause comprometimento ambiental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARITA, RENATA; CHRISTOFOLETTI MAZZEO, DANIA ELISA; MARIN-MORALES, MARIA APARECIDA. Comparison of the toxicogenetic potential of sewage sludges from different treatment processes focusing agricultural use. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 21, p. 21475-21483, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.