Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade fagocítica e produção de óxido nítrico por macrófagos peritoneais de camundongos idosos, em resposta a Candida albicans.

Processo: 10/05349-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Vanessa Soares Lara
Beneficiário:Taiane Priscila Gardizani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Imunossenescência   Óxido nítrico   Fagocitose   Macrófagos   Candida albicans

Resumo

O interesse na melhoria das condições de saúde do idoso cresce juntamente com a expectativa de vida da população o que acarreta em uma busca crescente do conhecimento dos fatores biológicos relacionados com a resposta imune. Os macrófagos desempenham funções essenciais no combate a microrganismos, sendo um deles C. albicans, fortemente associada à candidose nos idosos. Um dos mecanismos utilizados frente aos microrganismos são o processo fagocitário e a produção de óxido nítrico (NO). Embora alguns dados ainda sejam contraditórios, indivíduos idosos apresentam alterações no processo de fagocitose e na produção de intermediários reativos de nitrogênio (RNIs) pelos macrófagos em comparação com os jovens. Uma vez esses fatores comprometidos, o combate aos agentes agressores é dificultado e ou ineficaz fazendo com que estas disfunções ocasionem problemas clínicos. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é investigar a atividade de macrófagos peritoneais de camundongos jovens e idosos, com relação à capacidade fagocítica e produção de óxido nítrico (NO), frente ao estímulo, in vitro, com C. albicans. Para isso, serão obtidos macrófagos peritoneais de camundongos C57BL/6, os quais serão cultivados na presença de diferentes concentrações de C. albicans, viáveis ou mortas pelo calor. O sobrenadante será coletado para dosagens de NO pelo método de Griess. Para o ensaio de fagocitose, os macrófagos peritoneais desafiados com leveduras de C. albicans serão avaliados em microscopia de fluorescência. Os resultados serão expressos como média ± desvio padrão (SD) dos valores obtidos para cada grupo, e analisados por meio do teste estatístico ANOVA, seguido do teste de Tukey. Valores de p<0.05 serão considerados como indicativos de significância estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GARDIZANI, TAIANE PRISCILA; PINKE, KAREN HENRIETTE; DE LIMA, HELITON GUSTAVO; LARA, VANESSA SOARES. Phagocytosis and nitric oxide production by peritoneal adherent cells in response to Candida albicans in aging: a collaboration to elucidate the pathogenesis of denture stomatitis. Journal of Applied Oral Science, v. 25, n. 3, p. 265-273, MAY-JUN 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.