Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle do conteúdo de rutina em fava d'anta (Dimorphandra mollis)

Processo: 05/57193-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Mazzafera
Beneficiário:Nathália Lucci
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Rutina   Compostos fenólicos   Metabolismo secundário

Resumo

O Brasil é o país com a maior biodiversidade genética vegetal do planeta, contando com mais de 120.000 espécies catalogadas, distribuídas em diferentes biomas. Isto faz com que a flora brasileira seja alvo de grande interesse pelas indústrias farmacêuticas, na tentativa de descoberta de novos medicamentos para o arsenal terapêutico. Dimorphandra mollis (fava d'anta) é uma planta endêmica do cerrado mineiro e suas sementes apresentam elevada quantidade de rutina, um flavonóide antioxidante com uso fitoterápica e fitocosmética. Apesar da importância da rutina e da fava d'anta como maior fornecedor natural desse flavonóide, nada se sabe sobre o seu metabolismo. Assim, o objetivo do presente projeto é o estudo preliminar das variações de rutina em plântulas de Dimorphandra mollis e a atividade enzimática da rutina glucosidase. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCCI, NATHALIA; MAZZAFERA, PAULO. Rutin synthase in fava d'anta: Purification and influence of stressors. CANADIAN JOURNAL OF PLANT SCIENCE, v. 89, n. 5, p. 895-902, SEP 2009. Citações Web of Science: 17.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.