Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência intermanual de aprendizagem entre segmentos corporais com força assimétrica

Processo: 97/14382-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 1998
Vigência (Término): 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Luis Augusto Teixeira
Beneficiário:Leandro Quedas Caminha
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem motora   Lateralidade

Resumo

Esse estudo visa a investigação do efeito das assimetrias laterais de força física sobre a transferência bilateral de aprendizagem. Os procedimentos a serem adotados para se estudar o assunto consistem em formar dois grupos experimentais e um grupo controle. Um grupo experimental desenvolverá força da musculatura responsável pelo movimento de flexão do punho apenas com o braço dominante, maximizando a assimetria de força entre os braços. Depois será submetido a uma sessão de prática com o membro dominante. O outro grupo experimental participará apenas da segunda fase (prática). O grupo controle repousará durante o período de prática. Após um período de repouso, os 3 grupos realizarão a tarefa de transferência, consistindo em uma série de tentativas com o braço não-dominante. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA‚ L.A.; CAMINHA‚ L.Q. Intermanual transfer of force control is modulated by asymmetry of muscular strength. Experimental Brain Research, v. 149, n. 3, p. 312-319, 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.