Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da administração de extrato de chá mate Ilex paraguariensis, sobre o perfil lipídico e resposta glicêmica de ratos tratados com dieta hiperlipídica

Processo: 09/11398-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lila Missae Oyama
Beneficiário:Aline Venticinque Caris
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Ilex paraguariensis   Perfil lipídico   Dieta hiperlipídica   Modelos animais de doenças

Resumo

A ingestão de dieta hiperlipídica e hipercalórica é considerada um dos fatores principais na gênese da obesidade. O aumento na deposição de gordura corporal está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão, etc. Uma conseqüência decorrente da ingestão excessiva de lipídios é o aumento na produção de radicais livres, sendo esta considerada uma das causas de várias das alterações metabólicas associadas à obesidade. Por outro lado, a ingestão de fatores nutricionais com propriedades antioxidantes tem sido utilizada como ferramenta no combate aos efeitos deletérios do acúmulo excessivo de gordura corporal. Muitos estudos têm demonstrado os diversos efeitos benéficos do chá à base de erva mate (Ilex paraguariensis) sobre os processos fisiológicos do organismo humano, sendo recomendado para tratamentos como: artrite, dor de cabeça, constipação, reumatismo, obesidade, fadiga, retenção de líquido, hipertensão, digestão lenta, desordens hepáticas. As propriedades benéficas têm sido atribuídas aos vários compostos bioativos presentes nesses infusos como: metilxantinas (cafeína, teobromina, teofilina), as saponinas e os compostos fenólicos; dentre eles tem-se os flavonóides (quercetina e rutina), e os ácidos fenólicos (extratos flavonóides). O objetivo do projeto é avaliar o efeito da administração de extrato do chá Ilex paraguariensis em ratos tratados com dieta hiperlipídica e hipercalórica sobre a tolerância à glicose, perfil lipídico e expressão protéica de receptor de insulina, na tentativa de elucidar os mecanismos pelos quais a erva mate promove seus efeitos benéficos sobre o metabolismo de carboidrato. Para isto, ratos Wistar com 4 semanas de idade serão separados em 4 grupos: controle (tratados com dieta padrão e recebendo água por gavagem), controle/mate (tratados com dieta padrão e recebendo solução de extrato de erva mate por gavagem), dieta (tratados com dieta hiperlipídica e recebendo água por gavagem) e dieta/mate (tratados com dieta hiperlipídica e recebendo solução de extrato de erva mate por gavagem). Após 8 semanas serão realizados os procedimentos de teste de tolerância à glicose, retirada de sangue e separação do soro, retirada do tecido muscular gastrocnêmio e fígado. Alíquotas dos tecidos serão utilizadas para a determinação de receptor de insulina por Western blotting. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTEL, GUSTAVO D.; LIRA, FABIO S.; ROSA, JOSE C.; CARIS, ALINE V.; PINHEIRO, FERNANDA; RIBEIRO, ELIANE B.; OLLER DO NASCIMENTO, CLAUDIA M.; OYAMA, LILA M. Yerba mate extract (Ilex paraguariensis) attenuates both central and peripheral inflammatory effects of diet-induced obesity in rats. JOURNAL OF NUTRITIONAL BIOCHEMISTRY, v. 24, n. 5, p. 809-818, MAY 2013. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.