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A avaliação da educação brasileira segundo a Folha de S. Paulo: 1999 a 2006

Processo: 09/15872-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:José Carlos Rothen
Beneficiário:Aryane Paula Do Prado
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da educação   Política educacional

Resumo

Na segunda metade década de 1990, a avaliação da educação brasileira foi intensificada.. Um dos atores da implantação dessa política foi a imprensa, com a divulgação dos resultados das avaliações. O projeto trata de uma pesquisa documental e tomará como foco/fonte o Jornal Folha de S. Paulo no período compreendido entre 1999 a 2006, abrangendo o segundo governo Fernando Henrique Cardoso e o primeiro governo Luís Ignácio Lula da Silva. Com a pesquisa tem-se por objetivo: 1) Identificar e comparar as concepções de avaliação da educação presentes no jornal durante o governo Fernando Henrique Cardoso e no governo Luís Ignácio Lula da Silva, 2) identificar as continuidades e rupturas na forma do jornal divulgar os resultados da avaliação da educação nos dois períodos estudados. 3) Explicitar o posicionamento do jornal sobre as políticas de avaliação da educação 4) Explicitar os vínculos ou não das matérias com as políticas públicas de avaliação 5) Identificar, no período estudado, a linha histórica que pontuou a elaboração e implantação das políticas públicas de avaliação da educação brasileira.

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