Projeto de aquisição de livros - FAPLivros V: atualização do acervo do serviço de ...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 09/15872-8 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de março de 2010 |
Vigência (Término): | 29 de fevereiro de 2012 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional |
Pesquisador responsável: | José Carlos Rothen |
Beneficiário: | Aryane Paula Do Prado |
Instituição-sede: | Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos, SP, Brasil |
Assunto(s): | Avaliação da educação Política educacional |
Resumo Na segunda metade década de 1990, a avaliação da educação brasileira foi intensificada.. Um dos atores da implantação dessa política foi a imprensa, com a divulgação dos resultados das avaliações. O projeto trata de uma pesquisa documental e tomará como foco/fonte o Jornal Folha de S. Paulo no período compreendido entre 1999 a 2006, abrangendo o segundo governo Fernando Henrique Cardoso e o primeiro governo Luís Ignácio Lula da Silva. Com a pesquisa tem-se por objetivo: 1) Identificar e comparar as concepções de avaliação da educação presentes no jornal durante o governo Fernando Henrique Cardoso e no governo Luís Ignácio Lula da Silva, 2) identificar as continuidades e rupturas na forma do jornal divulgar os resultados da avaliação da educação nos dois períodos estudados. 3) Explicitar o posicionamento do jornal sobre as políticas de avaliação da educação 4) Explicitar os vínculos ou não das matérias com as políticas públicas de avaliação 5) Identificar, no período estudado, a linha histórica que pontuou a elaboração e implantação das políticas públicas de avaliação da educação brasileira. | |