Busca avançada
Ano de início
Entree

Condutividade elétrica de vidros tipo PRT tratados termicamente

Processo: 07/05214-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2007
Vigência (Término): 16 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ana Candida Martins Rodrigues
Beneficiário:Camila Fernanda Rodrigues
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Condutividade elétrica   Cristalização   Nucleação   Vidro

Resumo

O vidro foto-termo-refrativo (ou vidro PTR, do inglês "photo-thermo-refractive") é um material de crescente interesse tecnológico na indústria fotônica para comunicação e processamento ópticos. Com o objetivo de se melhorar o desempenho dos dispositivos opto-eletrônicos feitos com esse material, a cinética de cristalização do vidro PTR e os mecanismos responsáveis pela sua transformação em vitrocerâmico durante o processamento térmico têm sido estudados com várias técnicas analíticas tais como microscopia eletrônica, difração de raios-X e calorimetria diferencial de varredura. Tendo em vista que a cristalização do vidro PTR envolve difusão de íons e que este fenômeno está diretamente relacionado à condutividade elétrica, deseja-se realizar, por espectrocopia de impedância, medidas de condutividade elétrica em vidros irradiados e não irradiados. A técnica de espectroscopia de impedância é uma ferramenta valiosa para o estudo da condutividade iônica em vidros. Assim, espera-se que esta técnica possa contribuir significativamente para uma melhor compreensão dos processos de cristalização em vidros tipo PTR.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, GUILHERME P.; FOKIN, VLADIMIR M.; RODRIGUES, CAMILA F.; RODRIGUES, ANA CANDIDA M.; ZANOTTO, EDGAR D.; LUMEAU, JULIEN; GLEBOVA, LARISSA; GLEBOV, LEONID B. Liquid-Liquid Phase Separation in Photo-Thermo-Refractive Glass. Journal of the American Ceramic Society, v. 94, n. 1, p. 86-91, JAN 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.