Busca avançada
Ano de início
Entree

Redes ecológicas: análise espectral e resposta dinâmica

Processo: 06/04682-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2006
Vigência (Término): 14 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Marcus Aloizio Martinez de Aguiar
Beneficiário:Paulo Roberto Guimarães Junior
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas dinâmicos   Redes ecológicas   Ecologia   Redes complexas

Resumo

Vários sistemas físicos, ecológicos e sociais podem ser descrito através de redes, na qual os elementos do sistema são representados por vértices e as interações entre os elementos são descritas através de arestas. As redes se tornaram um conceito fundamental para entender a origem, a manutenção e a fragilidade de padrões e processos observados em diferentes sistemas naturais e sociais. Na Ecologia, o uso de redes para descrever diferentes tipos de interações entre animais e plantas levou a uma maior compreensão de como a diversidade biológica se relaciona com processos ecológicos e evolutivos. Entretanto, pouca atenção foi dedicada a entender como se relacionam estrutura e dinâmica em redes ecológicas. Neste projeto, pretende-se investigar essa relação estudando as propriedades espectrais das redes ecologicas reais e teóricas. Em um contexto mais geral, pretende-se contribuir para um dos temas mais atuais para a teoria ecológica: o surgimento de uma teoria que descreva a estrutura de interações entre espécies de animais e plantas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES, MATHIAS M.; KOCH, PAUL L.; FARINA, RICHARD A.; DE AGUIART, MARCUS A. M.; DOS REIS, SERGIO F.; GUIMARAES, JR., PAULO R. Pleistocene megafaunal interaction networks became more vulnerable after human arrival. PROCEEDINGS OF THE ROYAL SOCIETY B-BIOLOGICAL SCIENCES, v. 282, n. 1814, p. 64-72, SEP 7 2015. Citações Web of Science: 9.
ALMEIDA-NETO‚ M.; GUIMARAES‚ P.; GUIMARAES JR‚ P.R.; LOYOLA‚ R.D.; ULRICH‚ W. A consistent metric for nestedness analysis in ecological systems: reconciling concept and measurement. OIKOS, v. 117, n. 8, p. 1227-1239, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.