Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise sistêmica da coleta seletiva em cidade de pequeno porte

Processo: 08/53905-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Luzenira Alves Brasileiro
Beneficiário:Albi Aparecido Martins Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Coleta de resíduos urbanos   Coleta de resíduos sólidos   Coleta seletiva   Roteirização   Sistema de informação geográfica (SIG)

Resumo

A proposta da pesquisa é analisar o sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos em cidade de pequeno porte, estudo de caso será realizado para a cidade de Ilha Solteira - SP. O método consiste em desenvolver as seguintes atividades: caracterização do sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos, análise da operação do sistema estudado, simulação de rotas dos veículos de coleta utilizando o Sistema de Informação Geográfica TransCAD, análise dos resultados e sugestões para racionalização do sistema de coleta seletiva estudado. A análise dos resultados será feita através das medidas de mérito que são utilizadas para qualificação da eficiência do sistema. As medidas de mérito que são utilizadas como parâmetro para analisar a eficiência do sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos são: quantidade de resíduos recicláveis gerados, distância de percurso da rota e custo de operação do serviço. (AU)