Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise e modelacao matematica da filtracao direta ascendente utilizando redes neurais artificiais e a teoria coloidal.

Processo: 07/50723-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Luiz Di Bernardo
Beneficiário:Alexandre Botari
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):RNA   Caulim   Modelos matemáticos

Resumo

Este projeto pretende utilizar a Teoria coloidal para descrever o comportamento físico e hidrodinâmico de complexos coloidais na água bruta e daqueles formados durante a coagulação, a floculação e a filtração, bem como a modelação matemática da remoção de partículas polidispersas em um meio filtrante em escoamento ascendente utilizando rede neural artificial. Pretende-se descrever os perfis de energia de interação entre as superfícies dos colóides antes e após a desestabilização eletrostática pela ação de coagulante sulfato de alumínio em águas de estudo contendo caulinita utilizando-se a modelação e análise pela Teoria coloidal. Também se pretende utilizar uma rede neural artificial adaptativa para a modelação matemática da remoção de partículas de caulinita polidispersa na filtração direta ascendente. A rede neural deverá ser treinada com dados oriundos de um modelo matemático semi-empírico para a filtração direta ascendente e validada a partir de perfis de remoção de partículas obtidos em ensaios de dupla filtração em instalação piloto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEXANDRE BOTARI; LUIZ DI BERNARDO. Modelação da perda de carga na filtração direta ascendente em meio granular de areia grossa e pedregulho. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 14, n. 2, p. -, Jun. 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.