Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos noleculares envolvidos na reprogramacao nuclear e na competencia do desenvolvimento de embrioes bovinos.

Processo: 05/00271-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Helena Javiel Alves
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Clonagem   Reprogramação nuclear   Expressão gênica   Biologia molecular

Resumo

A clonagem animal representa, sem dúvida, um dos maiores avanços obtidos até hoje na biotecnologia animal. A produção de embriões clonados por transferência nuclear a partir de células somáticas adultas é uma técnica nova e promissora. Porém, apesar dos sucessos obtidos com essa técnica em várias espécies como ovinos, bovinos, suínos e camundongos a sua eficiência ainda é baixa (variando de 0-10%). Esses problemas ocorrem possivelmente porque os núcleos das células diferenciadas não são corretamente reprogramados a um estádio embrionário nos embriões clonados, o que leva à expressão errônea de genes que são necessários para sustentar o desenvolvimento normal. Dentro deste contexto, o presente projeto tem como objetivo identificar os genes que estão atuando durante o desenvolvimento de embriões. Para tanto, será construída e seqüenciada uma biblioteca de cDNA de embriões normais que será complementada com clones de bibliotecas subtrativas com o intuito de identificar genes expressos em embriões normais vs. embriões clonados. Os genes identificados serão utilizados na construção de arranjos de DNA em membrana de náilon com o propósito de identificar genes diferencialmente expressos entre embriões produzidos in vitro e clonados. Por fim, a expressão de cinco genes, diferencialmente expressos, será validada pela PCR quantitativa em tempo real.