Busca avançada
Ano de início
Entree

Da cartilha ao primeiro livro de leitura fundamental: o percurso proposto ao alfabetizando nas décadas de 40 e 50

Processo: 10/10735-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria Antonia Granville
Beneficiário:Fernanda Mariane Ramos
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Alfabetização   Aprendizagem   Ensino   Letramento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizaçãlo | aprendizagem | ensino | Letramento | Alfabetização

Resumo

Trata-se de um estudo com vistas a investigar qual o caminho a ser percorrido pelos alfabetizandos da década de cinqüenta rumo ao primeiro livro de leitura fundamental, como este era conhecido na época. Para tanto, serão analisados dois manuais didáticos (duas cartilhas) e seus respectivos primeiros livros. O que se pretende é conhecer melhor o caminho intermediário entre a cartilha e o primeiro livro, trajeto este empreendido pelo aluno do então primeiro ano do ensino primário em direção à "leitura fundamental". Qual o caminho percorrido pelo alfabetizando, quais as dificuldades da língua materna que ele deveria vencer ou superar, como deveria transpor esses desafios serão as perguntas norteadoras da pesquisa a ser efetuada. Espera-se, assim, colaborar para que se conheça um pouco mais sobre o caminho intermediário entre a cartilha e o primeiro livro de leitura fundamental, no processo de alfabetização dos anos cinqüenta, e para que se possa compreender melhor as atuais propostas de alfabetização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)