Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos venenos de Crotalus durissus terrificus crotamina-positivas e negativas da região de Botucatu, estado de São Paulo

Processo: 09/09774-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Rui Seabra Ferreira Junior
Beneficiário:Camila Fernanda Zorzella Creste
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Crotamina   Crotalus durissus   Venenos de serpentes   Miotoxinas   Toxicologia

Resumo

Os venenos de serpentes Crotalus durissus terrificus são misturas complexas de proteínas e peptídeos que possuem diversas atividades biológicas. É constituído pelas seguintes neurotoxinas: crotoxina, crotamina, giroxina, convulxina e inter-cro. A ação da crotamina é específica sobre a membrana muscular esquelética, provocando estados de fibrilação com contrações curtas e relaxamento demorado, resultando em uma síndrome clínica, rabdomiólise. O principal objetivo deste estudo é verificar a presença ou não de crotamina na composição do veneno de serpentes Crotalus durissus terrificus da região de Botucatu, São Paulo. Para tanto, serão realizadas análises eletroforéticas, determinação do teor proteico e, por fim, atividade miotóxica da crotamina. Serão utilizadas 30 serpentes recém-capturadas da natureza e 30 serpentes criadas, microchipadas e mantidas há mais de um ano no serpentário do CEVAP - UNESP, Botucatu. Para os testes de miotoxicidade da crotamina serão utilizados 18 camundongos Swiss. O veneno das serpentes será extraído, liofilizado e analisado individualmente visando a comparação do veneno das serpentes da natureza com aquelas criadas em cativeiro. O interesse científico do veneno da serpente Crotalus durissus terrificus da região de Botucatu é fundamental para futuras pesquisas e irá de encontro às atuais exigências de fomento e periódicos científicos para que os pesquisadores utilizem venenos com a devida certificação de qualidade e procedência. Este estudo nos permitirá um maior conhecimento e qualificação da matéria-prima que é base de inúmeras pesquisas dentro da área de Toxicologia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO, JR., AIRTON; ZORZELLA CRESTE, CAMILA FERNANDA; DE BANOS, LUCIANA CURTOLO; DOS SANTOS, LUCILENE DELAZARI; PIMENTA, DANIEL C.; BARRAVIERA, BENEDITO; FERREIRA, JR., RUI SEABRA. Individual venom profiling of Crotalus durissus terrificus specimens from a geographically limited region: Crotamine assessment and captivity evaluation on the biological activities. Toxicon, v. 69, n. SI, p. 75-81, JUL 2013. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.