Busca avançada
Ano de início
Entree

Aglutininas anti-leptospiras em soro de serpentes brasileiras peçonhentas e não peçonhentas

Processo: 08/51364-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2008
Vigência (Término): 31 de maio de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Rui Seabra Ferreira Junior
Beneficiário:Natália Perussi Biscola
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Leptospira interrogans   Bothrops jararaca

Resumo

A leptospirose tem grande importância como problema de saúde pública. Há muitos animais que podem transmiti-la ao homem, entretanto poucos são os trabalhos neste sentido referentes às serpentes, sejam elas peçonhentas ou não. O objetivo deste trabalho é pesquisar a presença de anticorpos anti-Leptospira interrogans de diferentes sorovares em 90 serpentes adultas das espécies Crotalus durissus terrificus, Bothrops jararaca e Boa constrictor amarali provenientes do serpentário do Centro de Estudos de Veneno e Animais Peçonhentos da UNESP - CEVAP. Para tanto, será utilizada a técnica de Soroaglutinação Microscópica para a pesquisa dos diferentes sorovares no soro das serpentes. Será comparada ainda, a presença de anticorpos em serpentes recém chegadas da natureza com animais mantidos em cativeiro semi-aberto coletivo e em caixas individuais a mais de um ano. O estudo de doenças infecciosas, não infecciosas e parasitárias que afetam as serpentes em cativeiro é muito importante para melhorar suas condições de saúde e bem-estar, além de possibilitar uma melhora na produtividade de venenos de boa qualidade, minimizando assim os custos de produção. Deste modo, torna-se relevante o estudo da ocorrência de leptospirose em serpentes, devido ao crescimento da criação destes animais para a extração de veneno e outros subprodutos, bem como animais de estimação e companhia. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BISCOLA, NATALIA P.; FORNAZARI, FELIPE; SAAD, EDUARDO; RICHINI-PEREIRA, VIRGINIA B.; CAMPAGNER, MICHELLE V.; LANGONI, HELIO; BARRAVIERA, BENEDITO; FERREIRA JUNIOR, RUI S. Serological investigation and PCR in detection of pathogenic leptospires in snakes. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 31, n. 9, p. 806-811, SEP 2011. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.