Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da utilizacao de lampadas eficientes em iluminacao publica e residencial e seus efeitos na qualidade da energia eletrica do sistema de distribuicao em tensao secundaria.

Processo: 01/13179-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas, Instrumentação
Pesquisador responsável:Oscar Armando Maldonado Astorga
Beneficiário:Rogerio Hiroshi Horii
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Medidas elétricas   Qualidade da energia elétrica

Resumo

A presença crescente de cargas não lineares no sistema elétrico de distribuição se reflete fortemente na qualidade da energia, podendo provocar desde problemas de mau funcionamento até a perda de equipamentos alimentados pelo sistema. Este quadro é mais preocupante em função da atual crise energética, cujos esforços na conservação de energia têm levado o consumidor a adotar soluções que, se por um lado diminuem o consumo, por outro aumentam consideravelmente a quantidade deste tipo de carga, sem que se tenha ainda um conhecimento de como o sistema irá se comportar sob o ponto de vista da qualidade nesta nova situação. Exemplo imediato da nova característica da carga constitui a ampla substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas em instalações residenciais, comerciais e industriais, bem como de lâmpadas a vapor de mercúrio por lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão em iluminação pública. Este trabalho pretende realizar um estudo do impacto na qualidade de energia do sistema secundário de alimentação decorrente da ampla utilização destes tipos de lâmpadas. Além da pesquisa bibliográfica sobre o tema, serão realizadas montagens experimentais, cujas medições permitirão acompanhar o comportamento das principais grandezas elétricas. Pretende-se contribuir no estabelecimento do compromisso entre o que se ganha com a economia de energia e o que se perde com a poluição elétrica decorrente da utilização destes tipos de lâmpadas. (AU)