Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo Morfológico e Morfométrico dos Túbulos Seminíferos de Ratos Tratados com o Quimioterápico Busulfan e Suplementados com Vitamina B12

Processo: 09/17186-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Estela Sasso Cerri
Beneficiário:Sandi Regina Vasiliausha
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Morfometria   Reprodução   Testículo   Espermatogênese

Resumo

O Busulfan, um quimioterápico utilizado no tratamento de leucemia mieloide supressiva, apresenta como mecanismo de ação a alquilação do DNA celular, impedindo, portanto, a replicação desse ácido nucléico. Dessa maneira, um dos efeitos adversos desse fármaco consiste em danos aos tecidos de intensa atividade proliferativa, incluindo o epitélio seminífero. A vitamina B12 desempenha um papel importante na síntese de DNA, contribuindo no processo de divisão celular. Portanto, neste estudo será proposto avaliar a ação do busulfan sobre o epitélio seminífero de ratos, com ênfase nas espermatogônias, e verificar se as alterações provocadas por este fármaco são amenizadas pela suplementação com vitamina B12 durante o tratamento. Serão utilizados 25 ratos distribuídos em 5 grupos: grupo controle (GC), grupo busulfan (GB), grupo veículo (GV), grupo busulfan+vitamina (GB/B12) e grupo vitamina (GB12). Os tratamentos serão realizados no período de 10 dias da seguinte maneira: os animais do grupo GB e GB/B12 receberão busulfan (10 mg/kg) no 1º e 4º dias de tratamento, sendo que os animais do grupo GB/B12 também receberão doses de vitamina B12 (3µg) durante todos os 10 dias de tratamento. Os grupos GV e GV/B12 receberão uma solução contendo polietilenoglicol (0,1 ml/100g) e salina no 1º e 4º dias de tratamento, sendo que os animais do grupo GV/B12 receberão doses de vitamina B12 (3µg) durante todos os 10 dias de tratamento. O animais do grupo GC receberão solução salina em todos os dias do tratamento. Após o tratamento, os testículos serão fixados e processados para inclusão em historesina. Em três cortes testiculares por animal, serão avaliados 15 túbulos seminíferos, totalizando 45 túbulos/animal. Em cada túbulo seminífero, serão obtidos os seguintes parâmetros morfométricos: 1) área do epitélio seminífero, 2) área tubular total e 3)número de espermatogônias por túbulo seminífero. Os resultados serão submetidos à análise estatística para avaliação das diferenças entre os grupos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VASILIAUSHA, SANDI REGINA; BELTRAME, FLAVIA LUCIANA; DE SANTI, FABIANE; CERRI, PAULO SERGIO; CANEGUIM, BRENO HENRIQUE; SASSO-CERRI, ESTELA. Seminiferous epithelium damage after short period of busulphan treatment in adult rats and vitamin B-12 efficacy in the recovery of spermatogonial germ cells. International Journal of Experimental Pathology, v. 97, n. 4, p. 317-328, AUG 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.