Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação morfométrica da vascularização testicular e do epitélio seminífero em ratos tratados com cimetidina

Processo: 06/50324-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Estela Sasso Cerri
Beneficiário:Caroline Tiemy Yamauti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tecido intersticial   Cimetidina   Túbulos seminíferos   Testículo   Espermatogênese

Resumo

A cimetidina, uma droga utilizada para o tratamento de úlcera gástrica, tem causado efeitos sobre o sistema reprodutor masculino e alterações nos níveis hormonais das gonadotrofinas. Considerando estes efeitos, a cimetidina foi considerada como uma droga anti-androgênica, inibindo os receptores para andrógeno nos órgãos andrógeno-dèpendentes. Entre as alterações testiculares descritas, destacam-se a incidência de morte celular por apoptose nas células germinativas, nas células mióides peritubulares, bem como nas células musculares lisas dos vasos sangüíneos. Considerando a importância dos andrógenos para os componentes testiculares, incluindo a microvascularização, foi proposto avaliar parâmetros morfológicos e morfométricos do epitélio seminífero e do compartimento intersticial, com ênfase na possível ação da cimetidina sobre a microvascularização testicular de ratos. Serão utilizados 10 ratos machos adultos, os quais serão divididos em grupos Controle e Experimental (tratados com 50mg de cimetidina/kg de peso corpóreo). Os testículos serão fixados em formaldeído e processados para inclusão em historesina. Os cortes serão corados com H.E, PAS e Picrosírius para a análise morfológica. Alguns cortes corados pelo PAS serão submetidos à análise morfométrica para a obtenção da altura do epitélio seminífero. Nas regiões intersticiais ao redor de cada túbulo medido, serão obtidas as densidades de células intersticiais e de vasos sangüíneos, bem como as áreas do compartimento intersticial e da luz vascular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELTRAME, FLAVIA L.; YAMAUTI, CAROLINE T.; CANEGUIM, BRENO H.; CERRI, PAULO S.; MIRAGLIA, SANDRA M.; SASSO-CERRI, ESTELA. Cimetidine-induced vascular cell apoptosis impairs testicular microvasculature in adult rats. HISTOLOGY AND HISTOPATHOLOGY, v. 27, n. 10, p. 1343-1351, OCT 2012. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.