Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da superfície de uma liga experimental de titânio e do Ti CP após ensaio de escovação utilizando dois diferentes dentifrícios

Processo: 10/07312-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Adriana Cláudia Lapria Faria
Beneficiário:Angelo Rafael de Vito Bordin
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escovação dentária   Abrasão dentária   Titânio   Ligas dentárias

Resumo

Com o advento da implantodontia, houve um aumento no uso de estruturas confeccionadas em titânio comercialmente puro, embora estas apresentem algumas limitações que impulsionam as pesquisas por ligas de titânio alternativas. Dentre os elementos pesquisados para serem adicionados às ligas de titânio, o tântalo vem sendo utilizado nas ligas experimentais principalmente por sua biocompatibilidade e resistência à corrosão. Entretanto, é preciso considerar que os materiais restauradores estarão sujeitos à degradação mecânica e química na cavidade bucal, durante o processo de escovação. Há relatos na literatura de que os íons fluoreto são capazes de romper a camada passiva formada na superfície do titânio, tornando o material mais susceptível à degradação. Por outro lado, é dito que a liga experimental de titânio contendo tântalo em sua composição apresenta uma camada passiva diferente da formada na superfície do Ti cp, sendo mais estável e resistente à corrosão. O aumento na demanda por tratamentos estéticos tem levado ao lançamento de dentifrícios com potencial clareador, que podem apresentar peróxidos em sua composição. Associados aos peróxidos que interferem no potencial corrosivo de ligas metálicas e amálgama, os dentifrícios apresentam na sua composição o flúor. Como não há relatos na literatura do efeito de dentifrícios com potencial clareador na superfície do titânio, o objetivo deste estudo será comparar a superfície de uma liga experimental de titânio Ti-5Ta, desenvolvida pelo grupo de pesquisa, e do Ti cp, após serem submetidos a ensaio de escovação utilizando dentifrício com e sem peróxido em sua composição.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAPRIA FARIA, ADRIANA CLAUDIA; DE VITO BORDIN, ANGELO RAFAEL; PEDRAZZI, VINICIUS; SILVEIRA RODRIGUES, RENATA CRISTINA; RIBEIRO, RICARDO FARIA. Effect of whitening toothpaste on titanium and titanium alloy surfaces. Brazilian Oral Research, v. 26, n. 6, p. 498-504, NOV-DEC 2012. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.