Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação da expressão de genes envolvidos no metabolismo do carbono e nitrogênio e análise da composição dos polissacarídeos e lignina da parede celular de N. tabacum que superexpressam os genes Lhcb1*2 de ervilha e nia2 de N. plumbaginifolia.

Processo: 09/02770-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Labate
Beneficiário:Felipe Garbelini Marques
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fotossíntese   Ciclo do nitrogênio   Expressão gênica   Biologia molecular

Resumo

Ultimamente, diversas metodologias vêm sendo empregadas para o estudo fisiológico de plantas, já que a elucidação das suas relações é de extrema relevância para aprimoramento de fatores como produtividade, por exemplo. A fotossíntese e a fixação do nitrogênio são dois dos principais processos vegetais, e nesse contexto, pretende-se estudá-los. Labate et al, 2004, transformaram plantas de Nicotiana tabacum com o gene Lhcb1*2, que codifica proteínas constituintes do complexo antena, notando diversos efeitos pleitrópicos na anatomia foliar, morfologia, bioquímica e fisiologia dessas plantas. Diante desses resultados, outro gene exógeno foi inserido nessas plantas, dessa vez nia2, que é responsável pela produção da nitrato redutase, importante enzima do ciclo do nitrogênio. Sendo o primeiro gene relacionado à fotossíntese e o segundo à assimilação do nitrogênio, pretende-se fazer uma análise das relações entre os dois processos através de técnicas de PCR em tempo real, monitorando a expressão diferencial de diversos genes das duas vias metabólicas em material foliar.Outra abordagem é a análise de lignina e carboidratos da parede celular primária e secundária das plantas transformadas. A quantificação desses elementos por espectrofotometria e cromatografia líquida permitirá concluir sobre as interações entre os processos fotossintéticos e de assimilação de nitrogênio.