Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da composicao quimica do caule de plantas transgenicas de nicotiana tabacum que apresentam o gene miox reprimido, pela expressao antisense do gene ortologo de arabidopsis thaliana.

Processo: 04/10595-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2004
Vigência (Término): 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Labate
Beneficiário:Luis Otavio Pagotto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia   Organismos geneticamente modificados   Hemicelulose   Celulose

Resumo

O presente projeto de IC tem por objetivo analisar a composição química do caule de plantas de Nicotiana tabacum modificadas geneticamente, e que apresentam a repressão do gene miox. Esse gene codifica a enzima mio-inositol oxigenase, responsável pela oxidação do mio-inositol. O mio-inositol é um composto precursor importante para uma série de produtos metabólicos, como fosfatos de inositol, fosfoinositídeos, derivados metilados e conjugados de IAA, e ácido glucurônico. Uma vez produzido, o mio-inositol pode seguir várias rotas metabólicas ou ser oxigenado pela enzima mio-inositol oxigenase (EC 1.13.99.1), formando ácido glucurônico. Essa reação é irreversível e o produto formado pode ser diretamente transferido para a biossíntese da parede celular ou ser fosforilado. O objetivo da repressão do gene miox em Nicotiana tabacum é o de reduzir a produção de ácido glucurônico e avaliar o impacto na composição dos polissacarídeos (celulose, hemiceluloses), pectina, lignina e ácidos urônicos que compõem a parede celular dos vasos xilemáticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)