Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de marcadores microssatélites a partir de uma biblioteca enriquecida para a variedade CAL-143 de feijão comum (Phaseolus Vulgaris L.)

Processo: 05/55595-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Luciana Lasry Benchimol-Reis
Beneficiário:Juliana Morini Küpper Cardoso Perseguini
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de sequência de DNA   Repetições de microssatélites   Marcador molecular

Resumo

Os microssatélites são abundantes e uniformemente distribuídos pelo genoma de plantas, originando marcadores multialécos, codominantes e com alta heterozigosidade. Por essas características, representam um dos mais marcadores moleculares mais robustos para mapear características de importância econômica no melhoramento vegetal e para estudo da diversidade genética presente no germoplasma de interesse. O presente projeto visa o desenvolvimento de microssatélites em feijão comum, a partir de uma biblioteca genômica enriquecida desenvolvida para a variedade CAL-143 junto ao projeto de Pós-Doutorado (FAPESP proc. 02/00752-8). A obtenção de microssatélites adicionais em feijão representaria um avanço diretamente aplicável em um projeto adicional de mapeamento de marcadores microssatélites ligados a genes associados à resistência à antracnose e mancha angular (FAPESP proc. 05/53819-0) podendo tornar o mapa mais saturado e, representando a continuação dos esforços nesta área, junto ao programa de melhoramento do feijoeiro do IAC, iniciados em 2002. (AU)