Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do tratamento odontológico nos níveis salivares de cortisol e alfa-amilase e frequência cardíaca de crianças: estudo preliminar

Processo: 08/05103-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Paula Midori Castelo Ferrua
Beneficiário:Natalia Fontanello Furlan
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Tratamento odontológico   Biomarcadores   Hidrocortisona   alfa-Amilases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfa-amilase | Cortisol | criança | tratamento odontológico | Odontopediatria

Resumo

A mensuração do nível de cortisol livre demonstrou ser um importante marcador biológico no acesso à atividade adrenal em situações de estresse físico e psicossocial e as pesquisas realizadas em testes diagnósticos salivares têm relatado sua importância, aplicabilidade e sensibilidade. Além disso, estudos recentes demonstraram aumento da atividade da alfa-amilase pela ativação do eixo simpato-adrenomedular em situações de estresse agudo em adultos. Dessa forma, o objetivo deste estudo será avaliar 30 crianças saudáveis, com idade entre 84 e 95 meses (sete anos), de ambos os gêneros, com dentição mista hígida, que não tenham recebido tratamento odontológico invasivo restaurador ou cirúrgico prévio, nem possuam histórico de dor de origem dentária. Serão verificados os níveis salivares de cortisol livre e alfa-amilase ao acordar espontaneamente, 30 minutos após acordar (baseline) e antes e depois de realizada profilaxia de rotina, assim como as variáveis freqüência cardíaca, peso, altura e horas de sono noturno. Os resultados serão avaliados por meio de análise estatística descritiva, teste de normalidade Shapiro-Wilks, teste de correlação de Pearson, teste "t" de Student e regressão linear múltipla a fim de verificar, em crianças, a influência do tratamento odontológico nos níveis salivares de cortisol e alfa-amilase e na variação da freqüência cardíaca e a correlação entre os níveis de cortisol e alfa-amilase, freqüência cardíaca, peso, índice de massa corporal e horas de sono noturno. O nível de significância a ser considerado será de p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURLAN, N. F.; GAVIAO, M. B. D.; BARBOSA, T. S.; NICOLAU, J.; CASTELO, P. M.. Salivary Cortisol, Alpha-Amylase and Heart Rate Variation in Response to Dental Treatment in Children. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 37, n. 1, p. 83-87, . (07/05760-2, 08/05103-4, 06/06338-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.