Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

Estudos dos processos de permeabilidade e transporte de moleculas e ions atraves de capsulas e bainhas mucilaginosas de microalgas de agua doce, utilizando a tecnica de ressonancia paramagnetica ...

Processo: 00/06052-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Otaciro Rangel Nascimento
Beneficiário:Cristina Souza Freire Nordi
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/07766-0 - Produção e destino dos polissacarídeos extracelulares de origem algal em um reservatório eutrofizado do rio Tietê (estudo de processo), AP.TEM

Resumo

Um dos objetivos desse trabalho será verificar se as cápsulas polissacarídicas de algumas microalgas tem algum papel seletivo no transporte e permeação de moléculas através dessas estruturas, ate o interior da célula. Estas informações serão obtidas com o uso de da técnica de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) e diferentes marcadores de spin. O uso da técnica de RPE permite a observação do signal dos marcadores de spin, ate que eles permeiem para o interior da célula e sejam então metabolizados. Para se verificar o efeito da parede e membrana celular, serão feitas medidas com as células algais sem as cápsulas, as quais serão retiradas com ultrasom. Metais paramagnéticos também serão testados, com o objetivo de se estudar se as cápsulas podem funcionar como superfície absorvente desses metais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREIRE-NORDI, CRISTINA SOUZA; VIEIRA, ARMANDO AUGUSTO HENRIQUES; NASCIMENTO, OTACIRO RANGEL. The metal binding capacity of Anabaena spiroides extracellular polysaccharide: an EPR study. Process Biochemistry, v. 40, n. 6, p. 2215-2224, May 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.