Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do manejo na qualidade da água em microbacias hidrográficas, município de Taquaritinga, SP

Processo: 08/07167-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Tarlé Pissarra
Beneficiário:Bruno Robson de Carvalho Máximo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Uso do solo   Manejo do solo   Recursos hídricos   Redes de drenagem   Qualidade da água   Sistema de informação geográfica (SIG)

Resumo

O desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos naturais são temas amplamente discutidos e difundidos nos mais diversos níveis da sociedade. Entretanto, o recurso hídrico está ameaçado pelas ações antrópicas, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade. A degradação da maioria dos mananciais, o grau de comprometimento de sua qualidade e a diminuição de sua disponibilidade, originada pela má gestão das bacias hidrográficas é agravada pela falta de informações que promovam um diagnóstico da real condição desses mananciais. O principal objetivo deste estudo será caracterizar a água da rede de drenagem da Microbacia do Córrego da Fazenda da Glória, Município de Taquaritinga, SP. Quanto aos parâmetros físico-químicos em microbacias hidrográficas de 1ª ordem de magnitude-unidade experimental para o desenvolvimento do trabalho com nascentes protegidas por mata e com predomínio de atividades agrícolas. A Microbacia Hidrográfica a ser estudada será a do Córrego da Fazenda Glória localizada no Município de Taquaritinga, SP As nascentes foram selecionadas tendo em vista as semelhanças nas características edafoclimáticas locais e para que ocorra o predomínio de uso/ocupação do solo mata e culturas agrícolas (cana-de-açúcar). Neste sentido, a água a ser analisada não receberá influência direta de outra cobertura vegetal, eliminando os efeitos sobre a movimentação dos nutrientes e da qualidade da água de outro tipo de uso/ocupação do solo na microbacia.