Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e atividade de novas clorinas e derivados ftalocianínicos com potencial aplicação em terapia fotodinâmica

Processo: 07/03589-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Yassuko Iamamoto
Beneficiário:Kleber Thiago de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Porfirinas   Terapia fotodinâmica

Resumo

A aliança entre as diversas áreas da ciência com o objetivo de solucionar os problemas que afetam a humanidade é cada vez mais crescente. No campo das terapias preventivas e de cura de doenças, ciências como a química, física e medicina têm travado uma constante luta para o desenvolvimento de novas drogas e terapias capazes de resolver ou reduzir o sofrimento das pessoas. Particularmente, a Terapia Fotodinâmica (TFD) têm ocupado um lugar de destaque dentre as terapias não invasivas desenvolvidas e aperfeiçoadas nos últimos anos. Baseada na combinação entre um fotossensibilizador (fármaco) e luz em comprimentos de onda adequados, a TFD tem possibilitado a cura de diversas doenças, principalmente alguns tipos de câncer. Sendo assim, neste projeto são propostas algumas sínteses e aplicação de novos fotossensibilizadores visando contribuir para possíveis evoluções de compostos que sejam cada vez mais adequados ao uso em TFD. Na primeira parte (Parte A) são propostas as sínteses de algumas clorinas partindo da protoporfirina IX dimetil éster e anidrido maleico onde depois serão ligados alguns derivados de polietilenoglicol (PEGs) e ácido 5-aminolevulínico (ALA); neste caso alguns modelos sintéticos têm sido preparados com êxito. Fundamentalmente são propostas as sínteses, caracterizações e os teste fotofísicos/biológicos de alguns novos fotossensibilizadores, que foram estrategicamente planejados para enquadrarem-se o mais próximo possível dos requisitos de um fotossensibilizador ideal. Na segunda parte do projeto (Parte B) são propostas as sínteses, caracterização e aplicação de algumas díades (do inglês “dyads”) constituídas da protoporfirina IX dimetil éster e ftalocianinas, também planejadas sinteticamente para a produção de novos fotossensibilizadores com potencial aplicação em TFD.Em ambas as etapas do projeto, serão realizados vários testes in vitro e in vivo promovendo assim uma interação entre grupos de pesquisa do departamento de química da FFCL-RP e de outras tantas unidades da Universidade de São Paulo, além de unidades de outras universidades. As propostas aqui contidas são extremamente interdisciplinares e deverão propiciar o crescimento do grupo, do candidato (químico sintético) e das diversas pessoas envolvidas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TORMENA, CLAUDIO F.; LACERDA, JR., VALDEMAR; DE OLIVEIRA, KLEBER T. Revisiting the Stability of endo/exo Diels-Alder Adducts between Cyclopentadiene and 1,4-benzoquinone. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 21, n. 1, p. 112-118, 2010. Citações Web of Science: 7.
GIOVANNI FINOTO CARAMORI; KLEBER THIAGO DE OLIVEIRA. Aromaticidade: evolução histórica do conceito e critérios quantitativos. Química Nova, v. 32, n. 7, p. 1871-1884, 2009.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.