Busca avançada
Ano de início
Entree

Metaloporfirinas cationicas 4-n piridil e pentafluorofenil substituidas: sintese, separacao, caracterizacao e atividade catalitica na oxidacao de hidrocarbonetos.

Processo: 99/08091-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Yassuko Iamamoto
Beneficiário:Luciana de Paula Baggini Lovo
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Catalisadores   Síntese   Hidrocarbonetos

Resumo

O projeto envolve a síntese de porfirinas 4-N-piridil e pentafluorofenil substituídas com o objetivo de se otimizar as condições de reação e variar as proporções dos reagentes a fim de que não só a M(4-N- Py)TFPPH2 seja obtida, mas também as porfirinas bis- e tris-4-N-piridií substituídas. Nesta etapa do projeto a porfirina de interesse será apenas a M(4-N-Py)TFPPH2, a qual após ser separada, purificada e caracterizada, será metalada com manganês e posteriormente metilada, obtendo-se assim a MnP catiônica [Mn{M(4-N- MePy)TFPP}]2+. Pretende-se realizar estudos de eficiência catalítica com este catalisador na oxidação do cicloexano e (Z)-cicloocteno, tanto em sistema homogêneo quanto heterogêneo. É importante a obtenção das porfirinas bis- e tris-4-N-piridil substituídas, pois as mesmas poderão ser utilizadas no estudo de oxidação de modelos de drogas, como o éter metil benzílico e seus derivados substituídos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)