Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de regioes magnetizadas na atmosfera solar.

Processo: 07/01209-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Adriana Benetti Marques Valio
Beneficiário:Caius Lucius Selhorst
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Astrofísica solar   Campo magnético   Erupção solar   Atmosfera solar

Resumo

Esse projeto visa estudar as mudanças que ocorrem em regiões ativas devido às explosões solares. Para tanto, iremos comparar a configuração magnética de regiões ativas antes e depois de uma grande explosão. A configuração dos campos magnéticos será obtida a partir dos dados inéditos de medidas vetoriais do campo magnético na fotosfera e cromosfera, que serão obtidas pelo satélite Solar-B com resolução espacial de 0,2-0,3arcsec. Essas medidas de campo magnético serão extrapoladas a fim de estimar as intensidades do campo magnético na atmosfera mais alta do Sol (região de transição e coroa) e utilizadas na implementação do modelo atmosférico tri-dimensional SSC-AR desenvolvido no doutorado. O modelo tem por objetivo estimar os valores de temperatura de brilho em freqüências rádio decorrente das emissões bremsstrahlung e de giro-ressonância, utilizando, além das medidas dasintensidades do campo magnético, as variações nas distribuições de densidades e temperaturas na atmosfera solar acima das regiões ativas. Osresultados das simulações numéricas obtidas pelo modelo serão comparadas com as observações em freqüências rádio, principalmente as de grande resolução angular obtidas pelo NoRH em 17 e 34 GHz. Esperamos conseguir, através das simulações, evidenciar as modificações do campo magnético que até o presente não foram observadas. Essas mudanças são esperadas, uma vez que a energiadas explosões solares provém do campo magnético.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SELHORST, C. L.; GIMENEZ DE CASTRO, C. G.; VARELA SARAIVA, A. C.; COSTA, J. E. R. How are the EUV and radio polar limb-brightenings correlated?. Astronomy & Astrophysics, v. 509, JAN 2010. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.