Busca avançada
Ano de início
Entree

Propriedades físicas do gás emissor das "galáxias Seyfert 1" de linhas estreitas

Processo: 00/01020-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2000
Vigência (Término): 31 de outubro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Extragaláctica
Pesquisador responsável:Sueli Maria Marino Viegas
Beneficiário:Alberto Rodríguez Ardila
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06695-0 - Evolução e atividade de galáxias, AP.TEM

Resumo

Neste projeto propõe-se realizar um estudo pancromático de uma amostra composta de galáxias Seyfert 1 de linhas estreitas (NLSyl) com o objetivo de estudar a estrutura das regiões emissoras de linhas e derivar a forma do contínuo que ioniza o gás. Razões de linha sensíveis à densidade e à temperatura serão utilizadas no mapeamento das condições físicas da NLR, incluindo a região de linhas coronais. Espectros de alta resolução na região de Hbeta permitirão determinar o valor da razão [OIII]/Hbeta, a qual, de acordo com estudos recentes, é significativamente menor que o valor médio encontrado nas Seyfert 1 normais. Será pesquisado o avermelhamento da região de linhas estreitas através da razão Halfa/Hbeta e Hell 1640/4686. Modelos de fotoionização multi-componentes serão usados para derivar os mecanismos dominantes na ionização do gás e na análise das propriedades e condições físicas da NLR. Dados dos satélites ROSAT e ASCA permitirão estudar as características de absorção presentes no intervalo 0.7 - 10 keV e a estrutura da região mais interna do núcleo ativo. Os resultados derivados de este estudo serão de fundamental importância no entendimento das NLSyls no contexto das galáxias Seyfert 1 e na construção de um modelo unificado mais completo dos núcleos Seyfert. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORIS‚ NV; DONZELLI‚ CJ; PASTORIZA‚ MG; RODRIGUEZ-ARDILA‚ A.; FERREIRO‚ DL. Multicolor photometry of ten Seyfert 1 galaxies. Astronomy & Astrophysics, v. 384, n. 3, p. 780-792, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.