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A mediação no processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira no contexto de Teletandem

Processo: 07/58001-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2007
Vigência (Término): 31 de outubro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Joao Antonio Telles
Beneficiário:Larissa Rodrigues Faria
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/03204-2 - Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira   Ensino e aprendizagem   Mediação pedagógica

Resumo

O projeto está inserido no Projeto Temático "Teletandem Brasil: Línguas estrangeiras para todos", o qual coloca alunos brasileiros que queiram aprender uma língua estrangeira em contato com alunos proficientes em tal língua e que, por sua vez, também queiram aprender português, utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas Windows Live Messenger. O ensino/aprendizagem de línguas in-tandem pode ser facilitado pela mediação, a qual visa a facilitar e motivar o processo de aprendizagem da língua estrangeira. Tal papel de facilitação cabe a um mediador. No contexto Teletandem Brasil está mediação pode ser exercida por um professor de línguas estrangeiras ou por um aluno envolvido na prática de Teletandem. O presente projeto pretende estudar as sessões de mediação no Teletandem, pesquisando (a) o que faz o mediador e (b) o papel da mediação na aprendizagem de línguas estrangeiras via Teletandem. (AU)