Busca avançada
Ano de início
Entree

Media literacy: estudando o trailer de cinema no ensino médio

Processo: 07/02395-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alexandra Bujokas de Siqueira
Beneficiário:Mariana Pícaro Cerigatto
Instituição-sede: Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino médio   Linguagem   Cinema   Meios de comunicação

Resumo

Políticas públicas brasileiras recentes estão promovendo o uso de mídias na educação. Essas iniciativas integram uma tendência internacional de educação para a mídia e fomento da participação na cultura digital. Entretanto, ainda faltam materiais pedagógicos e metodologias de trabalho apropriadas para atividades dessa natureza, que envolvem habilidades de leitura multimodal, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura de massa. Neste contexto se insere o presente projeto de pesquisa, que propõe explorar o uso dos trailers de cinema em atividades de mídia-educação para o Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias. A metodologia consiste em selecionar trailers de filmes populares de diversos gêneros e criar atividades para explorar a linguagem e a estrutura narrativa das mensagens, em função das expectativas do público. Parte-se da hipótese de que o foco na análise sistemática da linguagem é o caminho mais produtivo para refletir sobre questões de representação, identidade, qualidade e gosto.