Busca avançada
Ano de início
Entree

Flora de epifitas no cerrado da reserva legal do campus de bauru da unesp

Processo: 08/58385-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Osmar Cavassan
Beneficiário:Sabrina Anselmo Joanitti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Cerrado

Resumo

O cerrado é considerado como um dos ecossistemas mais ricos do planeta, abrigando uma alta diversidade biológica, tanto em relação à flora quanto à fauna, sendo muitas espécies endêmicas do Brasil., Por isso, no início deste século, o Cerrado foi considerado um dos 25 hotspots para a conservação em escala global. Raunkiaer criou um sistema simples e bem ordenado de formas de vida, no qual se encontram as epífitas. O epifitismo vascular baseia-se na interação entre duas espécies, em que o epífito utiliza-se apenas do substrato fornecido pelo forófito (espécie hospedeira) como base para seu desenvolvimento. O estudo dessa flora é de extrema importância uma vez que estas desempenham um papel ecológico muito grande na manutenção da diversidade biológica e no equilíbrio de uma comunidade, assim como são importantíssimas na v produtividade primária e na ciclagem de nutrientes de uma vegetação. E, também, é cada vez maior o interesse em sua exploração econômica, como fonte de fármacos ou como plantas ornamentais, o que faz existir a necessidade de um conhecimento mais específico sobre tal flora, a fim de que possa ser preservada e, explorada adequadamente de acordo com os interesses nacionais. Dessa forma, torna-se pertinente a obtenção de respostas para algumas questões como: Existem epífitas no cerrado? Quais são elas? Existem espécies de epífitas que somente ocorrem no cerrado? Quais? Qual é a sua distribuição vertical na comunidade? Qual a relação existente entre epífitas e forófitos? (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOANITTI, SABRINA ANSELMO; WEISER, VERIDIANA DE LARA; CAVASSAN, OSMAR; GILES, ANDRE LUIZ. Vascular epiphytes in a woodland savanna forest in southeastern Brazil. JOURNAL OF THE TORREY BOTANICAL SOCIETY, v. 144, n. 4, p. 439-449, OCT 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.