Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de membranas de quitosana derivatizadas com agentes quelantes polidentados e caracterização da sua capacidade de adsorção de íons metálicos

Processo: 10/02819-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2010
Vigência (Término): 31 de maio de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Marisa Masumi Beppu
Beneficiário:Rodrigo Balloni Rabelo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química (FEQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Quitosana   Quelantes   Metais pesados   Adsorção (química)

Resumo

A quitosana, um derivado desacetilado da quitina, tem despontado nos últimos anos como um biopolímero com potencial aplicação em vários campos - medicina, biotecnologia e alimentos - e vem sendo largamente utilizada no processo de remoção de metais pesados, por meio da técnica de adsorção, devido à presença de grupos aminos e hidroxilas em sua estrutura. Entretanto, a sua modificação química, para melhorar a capacidade adsortiva, é ainda pouco explorada e pouco se sabe sobre os mecanismos e fenômenos associados. Desta forma, visando uma maior capacidade de adsorção de cátions, em especial íons metálicos, este projeto tem como objetivo o estudo da obtenção e caracterização de matrizes de quitosana modificadas com agentes quelantes polidentados: ácido iminodiácetico (IDA), ácido aspártico carboximetilado(CM-Asp) e tris-(2-amino-etil) amina (TREN). A solução de quitosana será preparada a partir de flocos de quitosana comercial, dissolvidos em solução de ácidoacético. A obtenção das membranas densas e porosas de quitosana será realizada pela evaporação do solvente, seguido de coagulação com NaOH, servindo de matriz para posterior modificação com os agentes quelantes propostos. Após a modificação química, serão realizados ensaios de adsorção em banho finito, utilizando o cobre como metal modelo. A caracterização das amostras será realizada a partir demicroscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios X (DRX), calorimetria diferencial exploratória (DSC), análise termogravimétrica (TGA) e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBARELLI, JULIANA Q.; RABELO, RODRIGO B.; SANTOS, DIEGO T.; BEPPU, MARISA M.; MEIRELES, M. ANGELA A. Effects of supercritical carbon dioxide on waste banana peels for heavy metal removal. JOURNAL OF SUPERCRITICAL FLUIDS, v. 58, n. 3, p. 343-351, OCT 2011. Citações Web of Science: 32.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.