Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo teorico e experimental do comportamento de entrada hidrodinamico de uma pelicula liquida descendente ao longo de superficie plana.

Processo: 00/03046-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Alcides Padilha
Beneficiário:Fabio Donato de Sousa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica

Resumo

O escoamento de uma película líquida descendente é freqüentemente empregado em equipamentos industriais tais como paredes úmidas de colunas de destilação, absorvedores de gás, vários tipos de refrigeradores, condensadores e umidificadores, encontrando sua principal aplicação em trocadores de calor e massa. Neste trabalho propõe-se desenvolver um estudo teórico e experimental sobre o comportamento de entrada hidrodinâmico da água em escoamento descendente ao longo da superfície plana. Os dados experimentais e teóricos, obtidos a partir de soluções analíticas, para comprimento de entrada hidrodinâmico do filme de líquido em escoamento, serão comparados. Os valores das vazões serão medidos através de um recipiente devidamente calibrado. Para cada vazão, admitindo os parâmetros geométricos medidos diretamente na placa, obter-se-á o número de Reynolds e o comprimento de entrada teórico. Tais resultados forneceram subsídios para os projetistas da área e comprovações das relações teóricas existentes na literatura. (AU)