Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnose visual e nutricional e testes bioquímicos em pinhão-manso em função das deficiências de macronutrientes

Processo: 10/12411-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Lavres Junior
Beneficiário:Raphael Florencio Garrone
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fotossíntese   Necessidades nutricionais   Nutrição mineral de plantas   Atividade enzimática   Diagnose foliar

Resumo

Com a crescente demanda por combustíveis renováveis é importante estimular o desenvolvimento de culturas produtoras de bioetanol no Brasil. A utilização do pinhão-manso (Jatrophas curcas L.) como matéria-prima para a produção de biodiesel (bioetanol), vem sendo amplamente discutida e incentivada, por ser considerada planta rústica e com certa adaptação a áreas que não apresentem características edafoclimáticas muito favoráveis. Todavia, o conhecimento das exigências nutricionais da cultura é prioridade para orientação do manejo da adubação e da fertilidade do solo, garantindo o rendimento de biomassa e energia. O objetivo com este estudo será avaliar os efeitos das deficiências de N, P, K, Ca, Mg e de S no crescimento e estado nutricional do pinhão-manso cultivado em solução nutritiva, e a obtenção do quadro sintomatológico das deficiências nutricionais. Os tratamentos das deficiências de macronutrientes serão: soluções completa (controle) e deficientes em N, P, K, Ca, Mg e S. A relação 70 : 30% entre N-NO3- e N-NH4+ será mantida constante em todos os tratamentos. O delineamento experimental utilizado será o de blocos completos ao acaso com os tratamentos arranjados nas unidades experimentais em parcelas subdivididas, constando de quatro repetições, em que as parcelas corresponderão aos tratamentos e as subparcelas às épocas de avaliações. As avaliações semanais serão: a altura das plantas, o diâmetro do caule e a determinação indireta do teor de clorofila, em unidade SPAD. Também serão avaliadas: as atividades enzimáticas da redutase do nitrato [E.C. 1.6.6.1] e da fosfatase ácida [E.C. 3.1.3.2] nas folhas utilizadas para a diagnose foliar; a taxa fotossintética e condutância estomática (Infrared Gas Analyzer - IRGA), nas folhas utilizadas para a diagnose foliar; a quantificação dos teores e acúmulos dos macronutrientes nas partes das plantas; e a produção de massa de matéria seca das plantas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAPHAEL FLORENCIO GARRONE; ALINE GRELLA DE CAMPOS; CRISTIANE PREZOTTO SILVEIRA; JOSÉ LAVRES JUNIOR. Produção de biomassa, diagnose nutricional e absorção de nitrogênio e cálcio durante crescimento inicial do pinhão-manso. Rev. Ciênc. Agron., v. 47, n. 1, p. 22-31, Mar. 2016.
DOS SANTOS, ELCIO FERREIRA; ZANCHIM, BRUNO JOSE; DE CAMPOS, ALINE GRELLA; GARRONE, RAPHAEL FLORENCIO; LAVRES JUNIOR, JOSE. PHOTOSYNTHESIS RATE, CHLOROPHYLL CONTENT AND INITIAL DEVELOPMENT OF PHYSIC NUT WITHOUT MICRONUTRIENT FERTILIZATION. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 37, n. 5, p. 1334-1342, SEP-OCT 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.