Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificacao da expressao do gene wt1 em leucemias mieloides agudas da infancia e correlacao com a evolucao clinica do paciente.

Processo: 99/05984-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 1999
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:José Andrés Yunes
Beneficiário:Patrícia Cristina Rodrigues
Instituição-sede: Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr Domingos A Boldrini (CIB). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia mieloide aguda   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   Prognóstico

Resumo

O gene WT1 é aberrantemente expresso nas células leucêmicas. O locus WT1 foi originalmente caracterizado através da citogenética, pela detecção de deleções da região 11p13 em tumores de Wilms. Assim como os genes p53 e Rb, o gene WT1 pertence à classe dos genes "supressores de tumor" e codifica um fator regulador da transcrição. O crescimento das células leucêmicas está positivamente correlacionado aos níveis de expressão do gene WT1. A proteína WT1 é capaz de interagir com o proto-oncogene bc1-2, desta forma inibindo a morte celular. Especula-se que sejam estes os motivos pelos quais a alta expressão do gene WT1 esteja associada a um mal prognóstico nas leucemias. A proposta deste projeto é estabelecer o método de quantificação da expressão do gene WT1 em células leucêmicas, usando a técnica de RT-PCR. Posteriormente, dar-se-á início à quantificação do nível de WT1 nos blastos de crianças com Leucemia Mielóide Aguda (LMA), para futuramente poder correlacionar os níveis de expressão de WT1 ao diagnóstico com a evolução clínica. (AU)