Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de subpopulacoes de macrofagos em camundongos hipoinsulinemicos-hiperglicemicos infectados com trichophyton mentagrophytes.

Processo: 09/50835-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Sueli Parreira de Arruda
Beneficiário:Gisele Aparecida Locachevic
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Trichophyton mentagrophytes   Aloxano

Resumo

Considerando que monócitos/macrófagos isolados de diversos tecidos exibem atividades metabólicas e funcionais diferentes e que, o modo como o processo infeccioso e a condição hiperglicêmica/hipoinsulinêmica (HH) associados interferem nesse sistema permanece inexplorado, é proposta do presente estudo investigar possíveis alterações na distribuição de subpopulações de macrófagos durante a evolução da infecção induzida pelo T: mentagrophytes no coxim plantar de camundongos HH e naqueles livres dessa condição. Para tanto, lotes de animais naive e HH-induzidos pela aloxana, infectados ou não com T. mentagrophytes serão avaliados às 24,48 horas e aos sete dias da inoculação do fungo quanto a instalação e disseminação fúngica e a distribuição de macrófagos M1 e M2 no peritônio, baço e coxim plantar. (AU)