Busca avançada
Ano de início
Entree

Caminhos possíveis para as interações dialógicas de uma criança com dificuldades acentuadas para aprender: focalizando o espaço escolar

Processo: 07/03366-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula de Freitas
Beneficiário:Adriana Garcia de Aguiar
Instituição-sede: Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Educação inclusiva   Inclusão escolar   Deficiência mental   Linguagem

Resumo

No ano de 2006 foi realizado um projeto de iniciação científica (financiamento FAPIC/Unimep) cujo objetivo foi caracterizar as interações dialógicas de uma criança com dificuldade acentuada para a aprendizagem que está matriculada em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Piracicaba. Os resultados deste projeto demonstraram que há, nos diferentes espaços escolares, tais como, lanche, recreio e sala de aula, poucas oportunidades de diálogo entre a criança e seus pares e/ou entre esta e os educadores. Neste sentido, o objetivo do presente projeto é propor aos educadores responsáveis pela sala de aula da referida criança, atividades que possam favorecer a dinâmica dialógica e, a partir daí, analisar o quanto a criança e seus pares se beneficiam dessas atividades no que se refere ao desenvolvimento da linguagem das mesmas. A linguagem será discutida a partir das teses centrais de autores que fundamentam seus estudos na corrente do materialismo histórico dialético. Assim, estaremos nos reportando às idéias de Vygotsky (1991, 2001) e de Bakhtin (1995).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)